Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE

Acesso às publicações

Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG - Ano de 2015.

Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG - Ano de 2016.

Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG - Ano de 2017.

Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG - Ano de 2018.

Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG - Ano de 2019 - Autores e Títulos e Trabalhos Apresentados.

Apresentação

Os Anais do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), resultam de um evento que acontece anualmente desde o ano 2003. Por ocasião da primeira edição do Seminário de Pesquisa do PPGE, o programa contava com 17 anos de Mestrado e dois anos de trabalho com a primeira turma de Doutorado. Desde então, o evento se consolida, tendo como propósito socializar, junto à comunidade acadêmica interna e o público em geral, as pesquisas acadêmicas, em andamento. Mestrandos e doutorandos expõem seus trabalhos, abrindo interlocução com estudantes e professores da pós-graduação, promovendo a interação entre as linhas de pesquisas, compondo um esforço coletivo que visa a formação acadêmica qualificada.

Os Anais do Seminário de Pesquisa do PPGE constituem um evento que organiza suas edições em torno de temáticas. A eleição de uma outra temática, se funda na convergência entre o compromisso histórico e político do PPGE com a formação educacional socialmente referenciada e a captura de alguma questão conjuntural, com força de expressar os dilemas e tensões do campo. Constituem-se exemplos: A política de pós-graduação e a educação básica no Brasil (2011)Limites e avanços na relação entre teoria e prática (2015), Pesquisa na universidade pública: desafios da pós-graduação em educação (2017), Educação e (des) construção da democracia (2018).

A partir de 2019, quando se prepara a XVI edição do Seminário de Pesquisa do PPGE, e com a pretensão de dar maior visibilidade à produção acadêmica do programa, serão disponibilizadas, neste sítio, aos anais relativos às produções acadêmicas de mestrandos e doutorandos do PPGE, contadas a partir de 2015.

ISSN: 2596 - 3112

Normas para a publicação

Os textos artigos devem seguir rigorosamente as normas abaixo, caso contrário, não serão encaminhados para a Comissão Editorial:

a) Os TEXTOS deverão ser apresentados na forma de arquivo digitado em editor de texto compatível da Microsoft (por exemplo: Word for Windows) e devem conter entre 7.000 e 10.000 caracteres, sem espaço, no total. Isto é, incluindo resumo, abstract, bibliografia.

b) O RESUMO deve apresentar de forma concisa o objetivo do trabalho, os dados fundamentais da metodologia utilizada, os principais resultados e conclusões obtidas e conter aproximadamente 200 palavras. Deve vir acompanhado por até cinco palavras que identifiquem o conteúdo do trabalho, as palavras-chave.

c) O ABSTRACT também deve conter aproximadamente 200 palavras e vir acompanhado por até cinco palavras que identifiquem o conteúdo do trabalho, as keywords.

d) O TEXTO deve conter as seguintes partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão ou Considerações Finais, não necessariamente com essa denominação.

e) As referências bibliográficas, notas de rodapé e citações no texto deverão seguir as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas ou as Normas de Vancouver.

f) Toda e qualquer citação no texto, seja formal (transcrição), seja conceptual (paráfrase) deve ter obrigatoriamente identificação completa da fonte. Esta identificação aparecerá sob a forma de referência bibliográfica e deve ser colocada no texto (sobrenome do autor, ano e página de onde foi extraída a citação).

g) As notas sejam de referência, sejam explicativas, devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que surgem no texto e podem aparecer em notas de rodapé ou no final do artigo.

- Os trabalhos aceitos serão submetidos à revisão editorial e apenas modificações substanciais serão submetidas ao(s) autor(es) antes da publicação.

Expediente

Corpo Editorial
Anita C. Azevedo Resende
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
Diane Valdez
Gina Glaydes Guimarães de Faria
ldeu Moreira Coêlho  
Ivone Garcia Barbosa
Jadir de Morais Pessoa 
João Ferreira de Oliveira
José Paulo Pietrafesa
Juliana de Castro Chaves
Lúcia Maria de Assis
Luiz Fernandes Dourado 
Marcio Penna Corte Real
Maria Emilia de Castro Rodrigues
Maria Margarida Machado
Marília Gouvea de Miranda
Miriam Fábia Alves
Nelson Cardoso Amaral
Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira
Rita Márcia Magalhães Furtado
Sandra Valéria Limonta Rosa
Sílvia Rosa da Silva Zanolla
Solange Martins Oliveira Magalhães
Tadeu João Ribeiro Baptista
Valdeniza Maria Lopes da Barra
Vanessa Gabassa
Wanderson Ferreira Alves

 

Periodicidade da publicação
A periodicidade é anual.

Idioma(s) que serão aceitos os artigos
Serão aceitos trabalhos em espanhol e português.

Endereço
Faculdade de Educação da UFG - Programa de Pós-Graduação em Educação- Rua 235, s/n - Setor Universitário CEP: 74605-050 - Goiânia - Goiás - Brasil

Telefone: (62) 3209-6321

Memória dos eventos anteriores

Ano de 2009
Ano de 2010
Ano de 2011
Ano de 2018