Publicações
Publicações internacionais em forma de artigos em línguas estrangeiras e/ou em língua portuguesa publicados em revistas estrangeiras, livros, capítulos e artigos produzidos com co-autoria de pesquisadores estrangeiros
2024
- PAIVA, Wilson Alves de. La formación humana en Rousseau: Emilio y la figura del paladín. https://doi.org/10.22201/fesa.26832917e.2025.6.1.374, Revista Figuras, v. 6, p. 139-157, 2024. (México).
-
PAIVA, Wilson Alves de. ¿Es posible educar al lector? Resenha de livro. Revista Figuras (México), Vol. 6, N. 1 (noviembre 2024-febrero-2025), ISSN: 2683-2917.
- SOARES, Silvane Holanda; ARRIETA, Rafael Eduardo Montaña & SUANNO, Marilza V. R. Aprendizaje teórico-conceptual en clínicas de embriología y genética. Revista Observatório, v. 10, n. 1, 2024.
- MACHADO, Maria Margarida & MAIA, Julio César Apólinário. Ebook: Antonio Gramsci: Escritos sobre escola e educação de trabalhadores.
- Publicação resultante do estágio pós-doutoral na Itália e com participação de professores da Università degli Studi di Caglari.
- LIMA, Daniela da C. B. P. (et al.). Conectando el conocimiento: tecnologías y reglamentación de la educación a distancia en Argentina, Brasil, Honduras, México y Mozambique.
- Ebook publicado como resultado de pesquisa (CNPq) e com textos de autores dos paises citados.
- TEIXEIRA, Ricardo Antonio G. & GONÇALVES, António Cipriano. Editoria do Dossiê: A inclusão na eduação superior - o olhar a partir de Brasil, Moçambique e outros países.Revista UFG, 2024.
- TEIXEIRA, R. A. G. GONÇALVES, A. C. P. NANDJA, A. J. Educação remota no contexto da Covid19 em Moçambique: um olhar sobre as condições de acesso. Educação em Revista, v. 40, 2024.
- SOARES, S. H. ; ARRIETA, R. E. M. ; Marilza Vanessa Rosa-Suanno . APRENDIZAJE TEÓRICO-CONCEPTUAL EN CLÍNICAS DE EMBRIOLOGÍA Y GENÉTICA. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 10, p. 1-15, 2024. Link: Periódicos - UFT | Revista Observatório
- NAVAS, J. M. B. ; SUANNO, M. V. R. ; FERNANDES, F. P. F. . Educação, sociedade-mundo e formação de cidadãos protagonistas, conscientes e criticamente comprometidos com a construção de uma civilização planetária. REVISTA UFG (ONLINE), v. 24, p. 2-32, 2024. Link: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE-MUNDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PROTAGONISTAS, CONSCIENTES E CRITICAMENTE COMPROMETIDOS COM A CONSTRUÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO PLANETÁRIA | Revista UFG
- MORALES-GAMEZ, M. J. ; SANTOS, G. B. G. A. ; LIMA, Daniela da Costa Brito P. ; LORENZO-RAMIREZ, N. ; MARILZA VANESSA ROSA SUANNO, MARILZA VANESSA ROSA SUANNO ; SUANNO, João Henrique ; FERNANDES SOBRINHO, M. . Educação STEM e inclusão de gênero: repensando a sala de aula. FUCAMP Cadernos, v. 37, p. 1-27, 2024. Link: EDUCAÇÃO STEM E INCLUSÃO DE GÊNERO: REPENSANDO A SALA DE AULA | Cadernos da FUCAMP
- SILVA, T. G. ; PERRONE, S. ; SUANNO, J. H. ; LORENZO-RAMIREZ, N. ; FERNANDES SOBRINHO, M. ; MARILZA VANESSA ROSA SUANNO . Didática complexa e transdisciplinar: uma resistência ao projeto de normalização do homeschooling no Brasil. FUCAMP Cadernos, v. 36, p. 1-182, 2024. Link: DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: UMA RESISTÊNCIA AO PROJETO DE NORMALIZAÇÃO DO HOMESCHOOLING NO BRASIL | Cadernos da FUCAMP
- SIMAO, N. C. L. ; RAMIREZ, N. L. ; SUANNO, João Henrique ; SUANNO, Marilza V. R. ; REAL, M. P. C. ; FERNANDES SOBRINHO, M. . Práticas pedagógicas interculturais e decoloniais: sonhar com o futuro como práxis subversiva. ODEERE, v. 9, p. 223-246, 2024. Link: Práticas pedagógicas interculturais e decoloniais: sonhar com o futuro como práxis subversiva - Dialnet
2023
- Paiva. W. A. Rousseau's Emile: Discussing the Convergence between Philosophy and Education. International Journal of Latest Research in Humanities and Social Science (IJLRHSS), v. 6, p. 196-206, 2023 (Estados Unidos)
- PAIVA, Wilson Alves de & LIMA, Wanderson Pereira . The game in Rousseau's Pedagogy: a reading of the sweets episode. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 34, p. 1-20, 2023
- EBOOK Bilíngue (Português e francês): PAIVA, Wilson Alves de. Rousseau e a estética dos jardins/Rousseau et l'esthétique des jardins. Goiânia: CEGRAF, 2023.
- LIMA, Daniela da C. B. P. (et al.). Educação com uso de tecnologias: conceitos e perspectivas. Ebook publicado pelo CEGRAF com textos de autores do Brasil, América Latina e Moçambique.
- Publicações em parceria com autores internacionais
OTERO-VALLE, M. N. ; SUANNO, MARILZA VANESSA ROSA . Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária. REVISTA UFG (ONLINE), v. 22, p. 1-31, 2023. Link: (PDF) Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária
2022
- PAIVA, Wilson A. Saudade: A Quintessential Portuguese Feeling. PORTUGUESE STUDIES REVIEW, v. 30, p. 15-38, 2022 (Canadá)
- VALLE, María Nadiezda Otero & SUANNO, Marilza V. R. Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária. Revista UFG, v. 22 (2022).
- GONÇALVES, A. C. P.; NANDJA, A. J.; BENZANE, F. G.; TEIXEIRA, R. A. G. Educação inclusiva no ensino superior em Moçambique: contornos, perspectivas e reflexões. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022
- SUANNO, Marilza V. R. Desenvolvimento da educação virtual no primeiro ano da pandemia da Covid-19 na Bolivia. Revista Pesquisa e Ensino. Vol. 3, n. 1, 2022.
- LAURA-MAMANI, S. C. ; SUANNO, MARILZA VANESSA ROSA ; OLIVEIRA, A. D. S. . Desenvolvimento da educação virtual no primeiro ano da pandemia da Covid-19 na Bolívia. Pesquisa e Ensino, v. 1, p. 110-130, 2022. Link: Desenvolvimento da educação virtual no primeiro ano da pandemia da Covid-19 na Bolívia | Semantic Scholar
2021
- SUANNO, Marilza V. R. Complexidade, conhecimentos pertinentes e operadores de religação. In: GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel. 100 años Edgar Morin. Humanista Planetario. Bolivia, Primera Edición, 2021.