Pesquisa Interintitucional PROEJA-CAPES/SETEC
Foi aprovado pela CAPES, no final de 2006, projeto de pesquisa no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA-CAPES/SETEC. O Projeto envolve pesquisadores da UFG, da UnB e da UCG, sendo coordenado pelos professores João Ferreira de Oliveira e Maria Margarida Machado. O Projeto Básico intitula Proeja: indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades. Conta com três sub-projetos: a) Subprojeto 1: A constituição da Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – as experiências do Proeja em Goiás. Investiga as experiências específicas de oferta da educação de jovens e adultos com qualificação profissional, implementadas pelo CEFET/GO, a partir do Decreto Nº 5.840 de 13 de julho de 2006, que instituiu, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. b) Subprojeto 2: Agrupamentos e Culturas Juvenis: Espaços de Sociabilidade e de Formação. Investiga jovens pobres, seus agrupamentos e culturas juvenis, em termos de representações sociais que elaboram acerca das instituições sociais clássicas como a escola, a família e a religião, e da rede de sociabilidade nas quais estão inseridos em territórios urbanos caracterizados pela exclusão social. Subprojeto 3: Transiarte, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Esse subprojeto tem como um de seus objetivos identificar em que medida a estratégia governamental de resgate da educação da população de jovens e adultos atinge aqueles que são objeto da sua formulação. O relatório financeiro de Prestação de Contas Final foi enviado à Capes em dezembro de 2011; todavia, a equipe de pesquisa segue trabalhando, pois existem ainda mestrandos e doutorandos trabalhando com essa temática. A experiência dessa pesquisa interinstitucional fortaleceu as relações entre os professores do centro-oeste que atuam no campo da EJA, o que resultou em mais um projeto interinstitucional, agora denominado Centro Memória Viva - Documentação e referência em EJA, educação Popular e Movimentos Sociais, em andamento, numa parceria entre UFG, UNB, UFMT e UFMS.
Fonte: PPGE/FE/UFG