XXI Seminário do PPGE 2024

Capa Seminário PPGE 2024

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG) completa, no ano de 2024, 38 anos de existência. A história deste programa, que forma pesquisadores e docentes da educação superior em nível e mestrado e doutorado, se relaciona, constitui e é constituída na e pela histórica luta democrática pelo pleno direito à educação pública, laica, gratuita, diversa e de qualidade socialmente referenciada em todos os seus níveis, etapas e modalidades.

O XXI Seminário de Pesquisa do PPGE – O direito à educação em tempos de (re)construção da democracia brasileira: contribuições da pesquisa e da pós-graduação em Educação”, tendo como objetivo primordial a reflexão e o debate sobre o tema sempre necessário do direito à educação, particularmente num momento histórico-político bastante importante para a consolidação da democracia brasileira. Nos propomos a discutir o direito à educação e a (re)construção da democracia abrindo um espaço importante para divulgar pesquisas e promover reflexões sobre diferentes modalidades educativas, pois o direito à educação é também direito à inclusão e à diversidade.

O Seminário de Pesquisa do PPGE é um evento de divulgação do conhecimento, reflexões e formação já tradicional e sempre muito aguardado pela comunidade acadêmica e também por professoras e professores da Educação Básica, que encontram nesse espaço um momento ímpar de aproximação da Educação Básica com a universidade e de formação continuada. Nosso evento visa abrir as portas da Faculdade de Educação para divulgar a todas as pessoas o que aqui produzimos e para que venham refletir e debater conosco o direito à educação, pois somos espaço público cuja existência se deve ao povo, e como tal, espaço público de formação humana.