Intercâmbios

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

O Programa tem procurado investir no fortalecimento de intercâmbios internacionais já existentes e na criação de novos. Para tanto, vem apoiando todas as iniciativas dos docentes nessa direção.

1-Intercâmbio Brasil – México - (UFG e Universidad Nacional Autónoma de México)

2-Intercâmbio Brasil-Espanha  - (UFG e Universidade de Barcelona)

3-Missão acadêmica ao CRESSPA –GTM –CNRS (Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris - Equipe «Genre, Travail,Mobilités»)

4-Intercâmbio Espanha e Portugal

5-École dês Hautes études en Sciences Sociales (EHESS) – Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain (CRBC) – Paris- France.

6-Projeto de Pesquisa Centro de Memória Viva

7-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)

8-Convênio de Pós-graduação PEC-PG/CAPES/CNPq

9-Pós-doutorado de docentes e doutorado sanduíche de doutorandos

10-PAEC OEA/GCUB – Grupo Coimbra

INTERCÂMBIOS NACIONAIS

Um ponto forte do PPGE na realização de intercâmbios institucionais é a realização de programas MINTER e DINTER. No triênio 2007-2009, o PPGE desenvolveu e concluiu, com muito êxito, um MINTER na modalidade turma fora de sede com a Universidade de Rio Verde – FESURV (Fundação Municipal), localizada no município de Rio Verde - Goiás. Titulou 15 alunos e com avaliação institucional muito favorável.

Além disso, diversas ações desenvolvidas pelo PPGE expressam sua integração e cooperação com outros programas com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. Destacam-se os projetos de pesquisa em rede, os cursos DINTER e participação em programas como PROCAD/Capes e Casadinho. No triênio em pauta, deve ser ressaltada uma ação que, com toda propriedade, pode ser caracterizada como uma ação de solidariedade: a criação do curso de mestrado em educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

1- Dinter/ UFT

2- DINTER/UFG-Campus de Catalão/ UFG-Campus de Jataí/IFG-Jataí

3- Projeto UNIVERSITAS/GT 11- Políticas de eduucação superior da ANPEd - Projeto Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil Pós LDB

4- REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste