Estrutura pedagógica
Área de concentração - Educação
Proposta e Estrutura
O Programa assume as finalidades de um curso de pós-graduação stricto sensu da área ao buscar promover a produção de conhecimentos socialmente relevantes, visando o avanço dos processos político-pedagógicos no campo da educação. Nessa perspectiva, tem por objetivo o aprimoramento científico-profissional do pós-graduando para a docência e para a pesquisa na área, contemplando os diversos níveis e modalidades de educação escolar, bem como as atividades educacionais desenvolvidas em outras instâncias.
O PPGE vem definindo como princípio fundamental na titulação de mestres e doutores a promoção de uma experiência formativa com vistas à reflexão e à investigação, o que implica sólida formação de base epistemológica e teórica e, intrinsecamente, política, valorativa e ética. Dessa forma, o Programa está comprometido com a formação de pesquisadores e professores para atuar em diversas frentes, capazes de se posicionar criticamente frente aos desafios contemporâneos dos processos educacionais em curso.
Na condição de um programa pioneiro na Região Centro-Oeste, o PPGE vem assumindo o propósito de se dedicar às particularidades regionais e locais do contexto educacional, tomando-o como objeto de investigação e perspectiva de atuação profissional, ao mesmo tempo em que se orienta para as questões educacionais de âmbito nacional e universal.
O PPGE organiza-se por meio de Linhas de Pesquisa (LP) às quais se articulam disciplinas, projetos de pesquisa, seminários, atividades complementares, produção intelectual e demais atividades do Programa, incluindo os Núcleos de Pesquisa existentes na Faculdade de Educação.
A estrutura curricular, é assim organizada:
a) Cada disciplina corresponde a 8 créditos. Cada crédito corresponde a 16 horas de atividades em disciplinas ou a 48 horas de atividades complementares,.
b) O currículo do curso de mestrado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 32 créditos.
c) O currículo do curso de doutorado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 48 créditos.
d) O aluno regular do Programa poderá cumprir, com aprovação da Coordenadoria, oito créditos como atividade complementar. Há uma Resolução específica para regulamentar essas atividades.
e) O aluno do Programa pode cursar, em acordo com o orientador, disciplinas em outros programas de pós-graduação na UFG ou em programas de outras IES recomendados pela CAPES. No caso dos alunos do curso de doutorado, isso só será possível quando se tratar de programas que tenham o curso de doutorado.
f) Antes da defesa pública da dissertação ou da tese e após ter concluído os créditos previstos, o aluno deve submeter-se a Exame de Qualificação, por solicitação do professor orientador.
A oferta de disciplina é uma iniciativa do docente, definida em pleno acordo com sua Linha de Pesquisa e objeto de análise e aprovação da Coordenadoria do Programa. O conjunto de disciplinas ofertadas a cada semestre deve contemplar a vinculação às respectivas Linhas de Pesquisa e a diversidade temática.
Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
A linha de pesquisa Trabalho, Educação e Movimentos Sociais congrega pesquisadores que se interessam pelo estudo das complexas mediações que o trabalho, como denominador comum das sociedades humanas, estabelece com os movimentos sociais e com a educação, em sentido amplo. Com essa premissa, os estudos e pesquisas realizados na linha compreendem um amplo e diverso conjunto de temas, tais como a educação escolar e suas mediações com o mundo do trabalho, a educação de jovens e adultos, os saberes dos trabalhadores, as políticas educacionais e suas interfaces com distintos projetos de formação do trabalhador, os processos educativos no seio de instituições e na própria prática social (sindicatos, trabalho associado, movimentos de trabalhadores rurais e urbanos, movimento ambientalista, desenvolvimento sustentável e educação etc.).
Estado, Políticas e História da Educação
Analisa o Estado, as transformações decorrentes de suas ações na formulação e materialização de políticas sociais, particularmente das políticas educacionais. Analisa também, no campo da história da educação, a trajetória das instituições educativas, a memória e as representações sociais ligadas a essas instituições. Destacam-se nestas análises, seus elementos constitutivos, desdobramentos em sua formulação e os processos delas decorrentes.
Cultura e Processos Educacionais
Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura. Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia, biologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura. São eixos que orientam as pesquisas no presente momento: as aproximações entre educação, subjetividade e cultura e a vinculação entre universidade, pensamento e cultura.
Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo
A linha investiga a formação, a profissionalização, o trabalho docente e as práticas educativas nos diversos níveis, etapas e modalidades de ensino e em contextos não escolares. Contempla também a infância e sua educação em diferentes contextos socioculturais, bem como as diferentes bases e concepções epistemológicas das políticas de formação inicial e continuada de professores e suas relações com o trabalho educativo.
Fundamentos dos Processos Educativos
Fundamentos teóricos e epistemológicos do campo da educação. Filosofia, Psicologia e a compreensão da sociedade, da cultura e da educação. Crítica da produção teórica no campo da educação, seus fundamentos e implicações nas ações educacionais. Interrogação do sentido da existência humana, da vida coletiva, das instituições, dos processos educativos e mediações psicossociais de constituição de subjetividade e de individuação, bem como da escola básica e da universidade.