REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste

Em 2011, foi formalizado o Projeto REDECENTRO, que assimila e dá prosseguimento ao projeto A Produção Acadêmica Sobre Professores: Estudo Interinstitucional da Região Centro-Oeste, integrado à LP Formação, Profissionalização, Práticas Educativas, projeto de pesquisa que envolve os programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste - Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Uberaba (UNIUBE). Tem como objetivo básico estudar as teses e dissertações que se referem ao professor, desenvolvidas nesses programas. É uma pesquisa que tem um caráter marcadamente cooperativo. Assim, pretende-se agregar pesquisadores conhecedores de várias disciplinas e de vários contextos da Região Centro-Oeste, num esforço de superar a fragmentação da produção dos trabalhos em educação, apontada por Nóvoa (1995), e de criar condições de produzirmos sínteses dos conhecimentos capazes de nos ajudar a pensar esta problemática a partir da realidade regional e nacional e das suas articulações com a globalidade. O atual projeto reúne professores-pesquisadores e estudantes de forma interdisciplinar. O objetivo geral é analisar a produção sobre o professor, explicitar os vários enfoques epistemológicos do ponto de vista de sua conexão interna e de sua relação com os fatores sócio-históricos. Em 2011, o Redecentro passou a integrar o Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico (GIAD), departamento de Didáctica y Organización Educativa da Universidad de Barcelona-Espanha, assim como compõe o  Seminario del Observatorio Internacional de la Profesión Docente "El malestar y bienestar en la profesión docente. Políticas, prácticas y experiencias" a se realizar em abril de 2012 na Espanha.

Fonte: PPGE/FE/UFG