Weby shortcut
Topo do site

Apresentação

Atualizado em 16/02/18 14:46.

Pioneiro em Goiás, com seu curso de Mestrado, e na Região Centro Oeste, com seu curso de Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE/UFG) foi avaliado pela Capes, desde o início do processo avaliativo com a nota 5, ratificada no útlimo quadriênio (2013-2016). Essa avaliação ratifica o alto nível de desempenho de um programa plenamente consolidado

Criado como Programa de Mestrado em 1986, até o final dos anos de 1990 foi o único Programa de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, firmando-se como o principal formador de mestres em educação na região. 

A partir da experiência consolidada com o Mestrado, o Programa propôs, em 2000, a criação do primeiro curso de doutorado da região Centro-Oeste. A par de que, à época, a política da Capes com relação à criação de cursos novos fosse bastante restritiva, a proposta de Doutorado foi aprovada e o curso teve início em 2001.

O curso de doutorado tem implicado para o PPGE novos desafios e novas possibilidades a seu aprimoramento, permitindo a expansão de suas linhas de investigação, o aprofundamento de sua intervenção no processo de formação de quadros para a área, através da proposição de projetos e intercâmbios nacionais e internacionais, com novas possibilidades de financiamentos, e, principalmente, de inserção dos docentes em âmbito nacional e, mais recentemente, internacional.

Essa trajetória e seus desenvolvimentos, em especial na produção bibliográfica e na destacada atuação dos docentes em esfera nacional, em diversas atividades e representações da Área de Educação, revelam um Programa maduro, enraizado no contexto educacional de Goiás e do Centro-Oeste, firmando-se, ao mesmo tempo, como um programa de projeção nacional e internacional.