Apresentação

Pioneiro em Goiás, com seu curso de Mestrado, e na Região Centro Oeste, com seu curso de Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE/UFG) foi avaliado pela Capes, desde o início do processo avaliativo com a nota 5, ratificada no útlimo quadriênio (2013-2016). Essa avaliação ratifica o alto nível de desempenho de um programa plenamente consolidado

Criado como Programa de Mestrado em 1986, até o final dos anos de 1990 foi o único Programa de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, firmando-se como o principal formador de mestres em educação na região.

A partir da experiência consolidada com o Mestrado, o Programa propôs, em 2000, a criação do primeiro curso de doutorado da região Centro-Oeste. A par de que, à época, a política da Capes com relação à criação de cursos novos fosse bastante restritiva, a proposta de Doutorado foi aprovada e o curso teve início em 2001.

O curso de doutorado tem implicado para o PPGE novos desafios e novas possibilidades a seu aprimoramento, permitindo a expansão de suas linhas de investigação, o aprofundamento de sua intervenção no processo de formação de quadros para a área, através da proposição de projetos e intercâmbios nacionais e internacionais, com novas possibilidades de financiamentos, e, principalmente, de inserção dos docentes em âmbito nacional e, mais recentemente, internacional.

Essa trajetória e seus desenvolvimentos, em especial na produção bibliográfica e na destacada atuação dos docentes em esfera nacional, em diversas atividades e representações da Área de Educação, revelam um Programa maduro, enraizado no contexto educacional de Goiás e do Centro-Oeste, firmando-se, ao mesmo tempo, como um programa de projeção nacional e internacional.

Proposta e Estrutura

O Programa assume as finalidades de um curso de pós-graduação stricto sensu da área ao buscar promover a produção de conhecimentos socialmente relevantes, visando o avanço dos processos político-pedagógicos no campo da educação. Nessa perspectiva, tem por objetivo o aprimoramento científico-profissional do pós-graduando para a docência e para a pesquisa na área, contemplando os diversos níveis e modalidades de educação escolar, bem como as atividades educacionais desenvolvidas em outras instâncias.

O PPGE vem definindo como princípio fundamental na titulação de mestres e doutores a promoção de uma experiência formativa com vistas à reflexão e à investigação, o que implica sólida formação de base epistemológica e teórica e, intrinsecamente, política, valorativa e ética. Dessa forma, o Programa está comprometido com a formação de pesquisadores e professores para atuar em diversas frentes, capazes de se posicionar criticamente frente aos desafios contemporâneos dos processos educacionais em curso.

Na condição de um programa pioneiro na Região Centro-Oeste, o PPGE vem assumindo o propósito de se dedicar às particularidades regionais e locais do contexto educacional, tomando-o como objeto de investigação e perspectiva de atuação profissional, ao mesmo tempo em que se orienta para as questões educacionais de âmbito nacional e universal.

O PPGE organiza-se por meio de Linhas de Pesquisa (LP) às quais se articulam disciplinas, projetos de pesquisa, seminários, atividades complementares, produção intelectual e demais atividades do Programa, incluindo os Núcleos de Pesquisa  existentes na Faculdade de Educação.

A estrutura curricular, é assim organizada:
a) Cada disciplina corresponde a 8  créditos. Cada crédito corresponde a 16 horas de atividades em disciplinas ou a 48 horas de atividades complementares,.
b) O currículo do curso de mestrado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 32 créditos.
c) O currículo do curso de doutorado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 48 créditos.
d) O aluno regular do Programa poderá cumprir, com aprovação da Coordenadoria, oito créditos como atividade complementar. Há uma Resolução específica para regulamentar essas atividades.
e) O aluno do Programa pode cursar, em acordo com o orientador, disciplinas em outros programas de pós-graduação na UFG ou em programas de outras IES recomendados pela CAPES. No caso dos alunos do curso de doutorado, isso só será possível quando se tratar de programas que tenham o curso de doutorado.
f) Antes da defesa pública da dissertação ou da tese e após ter concluído os créditos previstos, o aluno deve submeter-se a Exame de Qualificação, por solicitação do professor orientador.

A oferta de disciplina é uma iniciativa do docente, definida em pleno acordo com sua Linha de Pesquisa e objeto de análise e aprovação da Coordenadoria do Programa. O conjunto de disciplinas ofertadas a cada semestre deve contemplar a vinculação às respectivas Linhas de Pesquisa e a diversidade temática.

Trabalho, Educação e Movimentos Sociais

Estado, Políticas e História da Educação