Seminário Edição XIV 2017

img06

XIV SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPGE

PESQUISA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DESAFIOS DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

A pesquisa em nível de pós-graduação na universidade pública tem passado, hoje, por inúmeros desafios. O cenário atual do país revela o desenvolvimento e o agravamento das contradições que tensionam a existência e o papel da universidade como instituição social e pública.
Não obstante, a dinâmica dos processos político-econômicos em curso no país impõe ao conjunto da sociedade a retirada de direitos e garantias fundamentais, caros para o estabelecimento de relações democráticas.
Por seu turno, à universidade pública tem sido imposta uma lógica empresarial que impacta o projeto de universidade, coloca em risco as condições de formação e de pesquisa, estimula a competitividade e o ranqueamento entre pares e entre instituições, ameaçando-a da destituição do seu caráter público. Há, portanto, uma urgência éticopolítica de (re)afirmar os princípios da universidade pública, laica, gratuita, como espaço plural de produção do conhecimento referenciado socialmente.
No âmbito da universidade, o projeto de formação em nível de pós-graduação representa um espaço privilegiado para este debate. A trajetória do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal Estado de Goiás, iniciada em 1986, é emblemática, particularmente na região Centro Oeste, dos esforços empreendidos pelas universidades públicas a fim de contribuir para a consolidação da pesquisa, da formação humana e da produção e difusão do conhecimento acadêmico, nas últimas décadas.
Nesse contexto, é premente a reflexão que se propõe para o XIV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG acerca da pesquisa em educação no âmbito da pós-graduação na universidade pública, mediante a apresentação e a discussão das pesquisas desenvolvidas nos seus cursos de mestrado e doutorado, bem como o debate entre pesquisadores da área.

14ª Turma do Curso de Doutorado
29ª Turma do Curso de Mestrado