Seminário Edição XIII 2016

img07

PPGE – 30 ANOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO DILEMAS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal (PPGE/FE/UFG), criado em 1986 como Programa de Mestrado, foi o único Programa de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás até os finais dos anos de 1990. A partir da experiência consolidada com o Mestrado, propôs, em 2000, a criação do primeiro Curso de Doutorado em Educação da região Centro-Oeste, tendo iniciado a 1ª Turma em 2001.

Em sua proposta define, como princípio fundamental na titulação de mestres e doutores, a promoção de uma experiência formativa com vistas à reflexão e à investigação, o que implica sólida formação de base epistemológica e teórica e, intrinsecamente, política, valorativa e ética. Dessa forma, o Programa está comprometido com a formação de professores e pesquisadores para atuar em diversas frentes, capazes de se posicionar criticamente frente aos desafios contemporâneos dos processos educacionais em curso. Neste ano, o XIII Seminário de Pesquisa do PPGE volta-se para a comemoração e reflexão da trajetória do Programa no movimento da história, pretendendo a discussão dos limites e possibilidades da produção do conhecimento e da formação, situando-as na conjuntura atual. No momento de criação do Programa, vivia-se a difícil e esperada transição da ditadura para a democracia. Trinta anos depois, a pesquisa e a formação continuam se debruçando sobre os desafios e perspectivas que instigam a produção acadêmica cocomprometida com a transformação social. Toma relevância, nesse contexto, o debate e difusão das pesquisas desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado, mediante diálogo entre estudiosos da área educacional, docentes e discentes das linhas de pesquisa do Programa e o público em geral, objetivo deste seminário.