Seminário Edição XVI 2019

img04

XVI SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG
PESQUISA E EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E LAICA EM TEMPOS SOMBRIOS

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), ao longo de sua história tem se constituído como um espaço de debate e de questões cruciais relativas à pesquisa em Educação, quanto à suas especificidades, aos desafios, aos avanços e limites. Em sua XVI edição, o Seminário de Pesquisa do PPGE/FE/UFG, centrado na construção, partilha, difusão e circulação dos saberes acadêmicos produzidos, propõe refletir sobre a tensão estabelecida entre a adaptação e a resistência face a um contexto social sombrio que impacta diretamente sobre a pesquisa e o campo da educação em uma universidade pública, gratuita e laica. Nos últimos anos o Brasil vem passando por um período de retrocesso para as perspectivas conservadoras, neoliberais, religiosas e, inclusive, levando à presidência um candidato de extrema direita. Todo este movimento tem apresentado riscos reais para a manutenção de uma universidade pública, gratuita, laica e com qualidade socialmente referenciada. Em um dos focos de seu tripé de sustentação, a pesquisa, tem havido várias medidas de redução de recursos, além de uma negação dos conhecimentos produzidos pela ciência. No campo da educação, estes ataques conservadores têm impactado sobre o livre pensar e a sustentação de pautas progressistas, o que gera por um lado, a necessidade de resistência e, por outro, o risco da adaptação ao novo contexto destes tempos sombrios para se garantir os princípios da pesquisa e da educação em uma universidade pública, gratuita e laica.

Síntese da Programação

8h - Cerimônia de abertura
9h - Conferência de abertura - Prof. Dr. Roberto Leher - UFRJ - Auditório do Centro de Aulas/UFG - Praça Universitária
14h às 22h - Apresentação de trabalhos (conferir a programação geral)