Docentes e Linhas de Pesquisa
Neste item do nosso site você tem acesso às informações de todos e todas docentes do PPGE/FE/UFG por Linha de Pesquisa.
Clique no nome do/a docente para ter acesso às seguintes informações: e-mail, link do Lattes, Orcid e Grupos de pesquisa e Projetos de pesquisa em andamento.
LINHA DE PESQUISA I - Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
A linha de pesquisa Trabalho, Educação e Movimentos Sociais congrega pesquisadores que se interessam pelo estudo das complexas mediações que o trabalho, como denominador comum das sociedades humanas, estabelece com os movimentos sociais e com a educação, em sentido amplo. Com essa premissa, os estudos e pesquisas realizados na linha compreendem um amplo e diverso conjunto de temas, tais como a educação escolar e suas mediações com o mundo do trabalho, a educação de jovens e adultos, os saberes dos trabalhadores, as políticas educacionais e suas interfaces com distintos projetos de formação do trabalhador, os processos educativos no seio de instituições e na própria prática social (sindicatos, trabalho associado, movimentos de trabalhadores rurais e urbanos, movimento ambientalista, desenvolvimento sustentável e educação etc.).
José Paulo Pietrafesa Maria Izabel Machado Maria Margarida Machado Rones de Deus Paranhos Wanderson Ferreira Alves
LINHA DE PESQUISA II - Estado, Políticas e História da Educação
Analisa o Estado, as transformações decorrentes de suas ações na formulação e materialização de políticas sociais, particularmente das políticas educacionais. Analisa também, no campo da história da educação, a trajetória das instituições educativas, a memória e as representações sociais ligadas a essas instituições. Destacam-se nestas análises, seus elementos constitutivos, desdobramentos em sua formulação e os processos delas decorrentes.
Daniela da Costa Britto Pereira Lima Diane Valdez João Ferreira de Oliveira Karine Nunes de Moraes Lúcia Maria de Assis Luís Gustavo Alexandre da Silva Miriam Fábia Alves Nelson Cardoso Amaral
LINHA DE PESQUISA III - Cultura e Processos Educacionais
Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura. Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia, biologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura. São eixos que orientam as pesquisas no presente momento: as aproximações entre educação, subjetividade e cultura e a vinculação entre universidade, pensamento e cultura.
Márcia Ferreira Torres Pereira Rita Márcia Magalhães Furtado Márcio Penna Cortê Real Silvia Rosa da Silva Zanolla Wilson Alves de Paiva
LINHA DE PESQUISA IV - Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo
A linha investiga a formação, a profissionalização, o trabalho docente e as práticas educativas nos diversos níveis, etapas e modalidades de ensino e em contextos não escolares. Contempla também a infância e sua educação em diferentes contextos socioculturais, bem como as diferentes bases e concepções epistemológicas das políticas de formação inicial e continuada de professores e suas relações com o trabalho educativo.
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Amone Inácia Alves Ivone Garcia Barbosa Marilza Vanessa Rosa Suanno Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira
Rosemara Perpétua Lopes Sandra Valéria Limonta
LINHA DE PESQUISA V - Fundamentos dos Processos Educativos
Fundamentos teóricos e epistemológicos do campo da educação. Filosofia, Psicologia e a compreensão da sociedade, da cultura e da educação. Crítica da produção teórica no campo da educação, seus fundamentos e implicações nas ações educacionais. Interrogação do sentido da existência humana, da vida coletiva, das instituições, dos processos educativos e mediações psicossociais de constituição de subjetividade e de individuação, bem como da escola básica e da universidade.
Gina Glaydes Guimarães de Faria Juliana de Castro Chaves Gisele Toassa