Docentes e Linhas de Pesquisa
Neste item do nosso site você tem acesso às informações de todos e todas docentes do PPGE/FE/UFG por Linha de Pesquisa.
Clique no nome do/a docente para ter acesso às seguintes informações: e-mail, link do Lattes, Orcid e Grupos de pesquisa e Projetos de pesquisa em andamento.
LINHA DE PESQUISA I - Trabalho, Educação e Movimentos Sociais: Perspectivas Críticas e Interseccionais
A linha de pesquisa Trabalho, educação e movimentos sociais: perspectivas críticas e interseccionais congrega pesquisadores comprometidos com a análise das complexas mediações que o trabalho — enquanto categoria fundante das relações sociais — estabelece com a educação, em sentido amplo, e com os movimentos sociais. A partir dessa perspectiva, os estudos desenvolvidos no âmbito da linha abarcam um conjunto amplo e heterogêneo de temáticas, entre as quais se destacam: a educação escolar e suas articulações com o mundo do trabalho; a educação de jovens e adultos; os saberes produzidos pelos trabalhadores em suas práticas sociais; as políticas educacionais e suas imbricações com distintos projetos de formação do trabalhador; as relações entre educação e trabalho a partir de perspectivas interseccionais e decoloniais; os processos educativos que se configuram tanto no interior das instituições quanto nas práticas sociais ampliadas (tais como sindicatos, cooperativas, movimentos de trabalhadores rurais e urbanos, movimentos ambientalistas, feministas, entre outros). Nesse escopo, a linha integra criticamente também os aportes das teorias de gênero, dos feminismos e dos estudos interseccionais, reconhecendo que as relações sociais de sexo/gênero, raça/etnia e classe atravessam de modo estruturante os processos educativos e as dinâmicas do trabalho.
José Paulo Pietrafesa
Maria Izabel Machado
Maria Margarida Machado
Rones de Deus Paranhos
Wanderson Ferreira Alves
LINHA DE PESQUISA II - Estado, Políticas e História da Educação
Analisa o Estado, as transformações decorrentes de suas ações na formulação e materialização de políticas sociais, particularmente das políticas educacionais. Analisa também, no campo da história da educação, a trajetória das instituições educativas, a memória e as representações sociais ligadas a essas instituições. Destacam-se nestas análises, seus elementos constitutivos, desdobramentos em sua formulação e os processos delas decorrentes.
Daniela da Costa Britto Pereira Lima
João Ferreira de Oliveira
Karine Nunes de Moraes
Lúcia Maria de Assis
Luís Gustavo Alexandre da Silva
Miriam Fábia Alves
Nelson Cardoso Amaral
LINHA DE PESQUISA III - Cultura e Fundamentos da Educação
Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva das estreitas relações entre a cultura e os fundamentos da educação. Aborda os processos educacionais, em sentido amplo, a partir das manifestações da cultura e dos fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos, quer sejam no âmbito da escolarização formal ou de outras instâncias e espaços-tempos educativos, como no universo das práticas culturais e da arte. Realiza reflexão filosófica e crítica social sobre a produção no campo da educação e suas implicações sociais, interrogando o sentido da existência humana, da constituição da subjetividade e dos diversos processos intrínsecos à formação humana. Trabalha com os fundamentos da educação - filosofia, antropologia, psicologia, história e sociologia - e os processos culturais e educativos. Estes são alguns dos eixos que orientam as pesquisas da linha: educação, arte e cultura, subjetividade, indivíduo, sociedade, estética, escola, práxis e formação humana.
Márcia Ferreira Torres Pereira
Rita Márcia Magalhães Furtado
Márcio Penna Cortê Real
Silvia Rosa da Silva Zanolla
Wilson Alves de Paiva
Gina Glaydes Guimarães de Faria
Juliana de Castro Chaves
LINHA DE PESQUISA IV - Formação Docente e Trabalho Educativo
A linha investiga a formação, o trabalho docente, os fundamentos pedagógico-didáticos e as práticas educativas nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino da educação escolar e em contextos não escolares. Contempla a educação em diferentes contextos socioculturais da infância, da juventude, de pessoas adultas e idosas, bem como da educação do campo, da educação especial e do direito à educação de grupos minorizados. Além disso, se investiga a inclusão escolar e as relações entre educação e tecnologias, educação e saúde, didática e educação básica e didática da educação superior, trabalhando com diferentes bases e concepções epistemológicas de formação inicial, formação continuada, desenvolvimento profissional e suas relações com as políticas educacionais e a práxis educativa.
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
Amone Inácia Alves
Ivone Garcia Barbosa
Marilza Vanessa Rosa Suanno
Ricardo Antônio Gonçalves Teixeira
Rosemara Perpétua Lopes
Sandra Valéria Limonta
Gisele Toassa