Desenho do Programa

Área de concentração, Estrutura Curricular e Linhas de Pesquisa

 

Área de concentração - Educação

Proposta e Estrutura Curricular

O Programa assume as finalidades de um curso de pós-graduação stricto sensu da área ao buscar promover a produção de conhecimentos socialmente relevantes, visando o avanço dos processos político-pedagógicos no campo da educação. Nessa perspectiva, tem por objetivo o aprimoramento científico-profissional do pós-graduando para a docência e para a pesquisa na área, contemplando os diversos níveis e modalidades de educação escolar, bem como as atividades educacionais desenvolvidas em outras instâncias.

O PPGE vem definindo como princípio fundamental na titulação de mestres e doutores a promoção de uma experiência formativa com vistas à reflexão e à investigação, o que implica sólida formação de base epistemológica e teórica e, intrinsecamente, política, valorativa e ética. Dessa forma, o Programa está comprometido com a formação de pesquisadores e professores para atuar em diversas frentes, capazes de se posicionar criticamente frente aos desafios contemporâneos dos processos educacionais em curso.

Na condição de um programa pioneiro na Região Centro-Oeste, o PPGE vem assumindo o propósito de se dedicar às particularidades regionais e locais do contexto educacional, tomando-o como objeto de investigação e perspectiva de atuação profissional, ao mesmo tempo em que se orienta para as questões educacionais de âmbito nacional e universal.

O PPGE organiza-se por meio de Linhas de Pesquisa (LP) às quais se articulam disciplinas, projetos de pesquisa, seminários, atividades complementares, produção intelectual e demais atividades do Programa, incluindo os Núcleos de Pesquisa  existentes na Faculdade de Educação.

A estrutura curricular, é assim organizada:
a) Cada disciplina corresponde a 8  créditos. Cada crédito corresponde a 16 horas de atividades em disciplinas ou a 48 horas de atividades complementares,.
b) O currículo do curso de mestrado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 32 créditos.
c) O currículo do curso de doutorado compõe-se de disciplinas e atividades complementares, totalizando 48 créditos.
d) O aluno regular do Programa poderá cumprir, com aprovação da Coordenadoria, oito créditos como atividade complementar. Há uma Resolução específica para regulamentar essas atividades.
e) O aluno do Programa pode cursar, em acordo com o orientador, disciplinas em outros programas de pós-graduação na UFG ou em programas de outras IES recomendados pela CAPES. No caso dos alunos do curso de doutorado, isso só será possível quando se tratar de programas que tenham o curso de doutorado.
f) Antes da defesa pública da dissertação ou da tese e após ter concluído os créditos previstos, o aluno deve submeter-se a Exame de Qualificação, por solicitação do professor orientador.

A oferta de disciplina é uma iniciativa do docente, definida em pleno acordo com sua Linha de Pesquisa e objeto de análise e aprovação da Coordenadoria do Programa. O conjunto de disciplinas ofertadas a cada semestre deve contemplar a vinculação às respectivas Linhas de Pesquisa e a diversidade temática.

Linhas de Pesquisa

A seguir, apresentamos as linhas de pesquisa do PPGE/FE/UFG. Porém, na aba Docentes, item Corpo Docente e Linhas/Grupos de Pesquisa, linkado acima, as linhas estão organizadas de forma à apresentar os docentes que as compõem e os dados referentes a cada docente. 

Trabalho, Educação e Movimentos Sociais: Perspectivas Críticas e Interseccionais

A linha de pesquisa Trabalho, educação e movimentos sociais: perspectivas críticas e interseccionais congrega pesquisadores comprometidos com a análise das complexas mediações que o trabalho — enquanto categoria fundante das relações sociais — estabelece com a educação, em sentido amplo, e com os movimentos sociais. A partir dessa perspectiva, os estudos desenvolvidos no âmbito da linha abarcam um conjunto amplo e heterogêneo de temáticas, entre as quais se destacam: a educação escolar e suas articulações com o mundo do trabalho; a educação de jovens e adultos; os saberes produzidos pelos trabalhadores em suas práticas sociais; as políticas educacionais e suas imbricações com distintos projetos de formação do trabalhador; as relações entre educação e trabalho a partir de perspectivas interseccionais e decoloniais; os processos educativos que se configuram tanto no interior das instituições quanto nas práticas sociais ampliadas (tais como sindicatos, cooperativas, movimentos de trabalhadores rurais e urbanos, movimentos ambientalistas, feministas, entre outros). Nesse escopo, a linha integra criticamente também os aportes das teorias de gênero, dos feminismos e dos estudos interseccionais, reconhecendo que as relações sociais de sexo/gênero, raça/etnia e classe atravessam de modo estruturante os processos educativos e as dinâmicas do trabalho.

Estado, Políticas e História da Educação

Analisa o Estado, as transformações decorrentes de suas ações na formulação e materialização de políticas sociais, particularmente das políticas educacionais. Analisa também, no campo da história da educação, a trajetória das instituições educativas, a memória e as representações sociais ligadas a essas instituições. Destacam-se nestas análises, seus elementos constitutivos, desdobramentos em sua formulação e os processos delas decorrentes.

Cultura e Fundamentos da Educação

Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva das estreitas relações entre a cultura e os fundamentos da educação. Aborda os processos educacionais, em sentido amplo, a partir das manifestações da cultura e dos fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos, quer sejam no âmbito da escolarização formal ou de outras instâncias e espaços-tempos educativos, como no universo das práticas culturais e da arte. Realiza reflexão filosófica e crítica social sobre a produção no campo da educação e suas implicações sociais, interrogando o sentido da existência humana, da constituição da subjetividade e dos diversos processos intrínsecos à formação humana. Trabalha com os fundamentos da educação - filosofia, antropologia, psicologia, história e sociologia - e os processos culturais e educativos. Estes são alguns dos eixos que orientam as pesquisas da linha: educação, arte e cultura, subjetividade, indivíduo, sociedade, estética, escola, práxis e formação humana.    

Formação Docente e Trabalho Educativo

A linha investiga a formação, o trabalho docente, os fundamentos pedagógico-didáticos e as práticas educativas nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino da educação escolar e em contextos não escolares. Contempla a educação em diferentes contextos socioculturais da infância, da juventude, de pessoas adultas e idosas, bem como da educação do campo, da educação especial e do direito à educação de grupos minorizados. Além disso, se investiga a inclusão escolar e as relações entre educação e tecnologias, educação e saúde, didática e educação básica e didática da educação superior, trabalhando com diferentes bases e concepções epistemológicas de formação inicial, formação continuada, desenvolvimento profissional e suas relações com as políticas educacionais e a práxis educativa.