Pesquisa Interinstitucional (Avaliação da Educação Superior no Brasil Desenvolvimento Institucional e Qualidade do Trabalho Acadêmico em Questão)

A pesquisa tem como objetivos: a) analisar o impacto da avaliação da educação superior no desenvolvimento institucional e no trabalho acadêmico das IES da região Centro-Oeste. b) Compreender o processo histórico de avaliação da educação superior no Brasil, identificando suas concepções teórico-metodológicas, suas estratégias, seus mecanismos e práticas. c) Analisar a vinculação avaliação-gestão, avaliação-financiamento, avaliação-currículo, avaliação-processo de ensino-aprendizagem e avaliação-trabalho docente e discente. d) Apreender criticamente as concepções, princípios, objetivos, metodologias e usos dos resultados da avaliação institucional previstos nos projetos de auto-avaliação das IES. COORDENAÇÃO GERAL: Profª Dra. Marília Fonseca (professora visitante em 2009), Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (UFG). COORDENADORES E PARTICIPANTES DOS SUBPROJETOS: Subprojeto 1 - Os projetos institucionais de avaliação e a vinculação avaliação-gestão-financiamento. Coordenadores: Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (UFG) – Coordenador; Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral (UFG) – Vice Coordenador. Pesquisadores: Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral (UFG), Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG), Profª Doutora Miriam Fábia Alves (UFG), Profa Karine Nunes de Moraes (UFG), Prof. Kaled Sulaiman Khidir (UCG). Subprojeto 2 - Os projetos institucionais de avaliação e a vinculação avaliação-currículo. Coordenador: Prof. Mestre Nelson de Abreu Júnior (UEG/Anápolis), Pesquisadores :Profª Dra. Mirza Seabra Toschi (UEG/Unievangélica), Profª Mestranda Márcia Floriano e Silva (Unievangélica), Profa. Mestre Geovana Reis. Subprojeto 3 – A avaliação do ensino superior na perspectiva do aluno Coordenadora: Profª Mestre Juliana Guimarães Faria (UEG/Silvânia). Pesquisadores: Prof. Valter Campos Unievangélica). Subprojeto 4 - A avaliação da educação superior e as suas repercussões nas concepções de avaliação educacional dos professores e estudantes. Coordenadora Profª Doutoranda Lúcia Maria de Assis (UFG). Pesquisadores: Prof. Dr. Nelson Cardoso Amaral, Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira (UFG). Subprojeto 5 - Um estudo comparado sobre a auto-avaliação de IES públicas e privadas. Coordenadora:Prof. Mestre Mara Lúcia Castilho (UniCEUB). Pesquisadores: Prof. Mestre Maria Cristina Loyola dos Santos (UniCEUB) Prof. Dra. Marília Fonseca (UnB e UniCEUB). Subprojeto 6 – Avaliação Institucional, estratégias de marketing e imagens projetadas pelas instituições de ensino superior. Coordenador:Professor Dr. José Vieira de Sousa (UnB). Subprojeto 7 – A relação entre a concepção de avaliação presente no SINAES e as concepções de avaliação dos  instrumentos  construídos pelas CPAs no processo de auto-avaliação das IES. Coordenadora: Profª Mestranda Márcia Floriano e Silva (UniEvangélica). Pesquisador: Prof. Doutorando Eliseu Vieira Machado Jr.(UniEvnagélica/UFG).

Fonte: PPGE/FE/UFG