Dinter UFT

O Programa concluiu em 2011 um DINTER firmado com a Universidade Federal do Tocantins, com 11 titulados. Na seleção para o Dinter oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG, aos professores da Universidade Federal do Tocantins, foram homologadas 32 inscrições e, ao final do processo, 16 candidatos foram selecionados para cursarem o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da FE/UFG. As duas primeiras disciplinas do curso foram oferecidas na sede da UFT, em Palmas.
Conforme exigência estabelecida pelo PPGE-FE/UFG, os doutorandos da UFT passaram o ano acadêmico de 2008 na Faculdade de Educação, cursando os demais créditos em disciplinas exigidos para a integralização curricular. Nesse período, conviveram com a vida acadêmica do Programa, da FE e de outras áreas da UFG; com a PUC Goiás e com a vida cultural da Capital do Estado. Conviveram com pessoas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu e pesquisadores não pertencentes ao PPGE. Viveram a experiência do trabalho intelectual que aqui se realiza, trabalharam em nossas bibliotecas, frequentaram as melhores livrarias e bibliotecas da cidade.
Ao longo dos quatro anos do Dinter, a coordenação do Programa fez cinco reuniões com os doutorandos, envolvendo a avaliação das disciplinas da pós-graduação, as aulas, os projetos de doutorado, as orientações de tese e o Dinter como um todo. Quatro dessas reuniões contaram ainda com a participação da coordenação operacional do Dinter/UFT e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFT. Essas reuniões foram muito significativas e importantes à medida que todos tiveram a oportunidade de pôr em comum os problemas, as dificuldades, as dúvidas e as sugestões com a coordenação e alguns professores do PPGE.
Ao final de 2008, ano em que os doutorandos do Dinter estiveram no PPGE, foi feita com eles uma avaliação geral do andamento dos trabalhos de doutorado e, em especial, da experiência de um ano de presença efetiva no PPGE-FE/UFG. Essa avaliação foi muito positiva, com grande ênfase na importância fundamental de terem podido, durante um ano, fazer a experiência de estudo e convivência na sede do programa, vendo como as aulas da graduação e da pós-graduação, a vida acadêmica e o trabalho intelectual devem ser levados a sério, dedicação e rigor.
Na avaliação final do projeto Dinter entre o PPGE-FE/UFG e a UFT houve a participação do reitor da UFT, Prof. Alan Barbiero, da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UFG, também representando o Prof. Edward Madureira Brasil, reitor da UFG, que, por problema de saúde não pode comparecer; da direção da Faculdade de Educação da UFG e da coordenação e de sete professores de seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi avaliado como muito positiva a concomitância do trabalho de intercâmbio e cooperação acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG e a UFT, por meio do Procad Amazônia. Várias atividades foram realizadas pelo PPGE na sede da UFT em Palmas e em alguns campus dessa universidade, incluindo conferências, assessorias, reuniões para tratar de questões específicas, sobretudo da criação do mestrado em educação da UFT, recém-aprovada pela Capes; encontros, semanas, e outros eventos acadêmicos. Artigos em periódicos foram publicados em decorrência dessa cooperação acadêmica. Alguns livros foram e ainda serão publicados em 2012, com a participação de professores da UFT e recursos do Procad Amazônia. Há expectativa de que isso continue acontecendo cada vez mais, estreitando os laços e contribuindo para o desenvolvimento acadêmicos das duas universidades.