Projetos de Pesquisa I

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

1- Titulo: A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO E ANÁLISE INTERINSTITUCIONAL

Coordenador: Dulce Barros de Almeida            
Inicio: 2006          
Situação: em andamento
Financiador: CAPES

Descrição: Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação/UFG nº de cadastro na PRPPG/SIIAPP;1586 Ciências Humanas/Educação/Planejamento e avaliação educacional/Avaliação, sistemas, instituições, plano e programas institucionais. Sub-Projeto: A produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Inclusiva: estudo dos trabalhos da pós-graduação da FE/UFGA.

Equipe:
    Dulce Barros de Almeida
    Andreza Aparecida Polia
    Aparecida Maira de Mendonça Rezende
    Max Antonio Borges
    Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira


2- Titulo: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROFESSOR E O DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO PARA A PAZ: UM ESTUDO INTERINSTITUCIONAL DAS PERCEPÇÕES E PROPOSTAS PRODUZIDAS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO  CENTRO-OESTE

Coordenador: Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza

Inicio: 2006                    

Situação: em andamento

Financiador: CNPq.

 

Descrição: Uma outra justificativa para estudos sobre o professor é que, ainda que ele não seja o único, ele é o principal agente significativo da prática pedagógica. Muitos são os fatores que interferem na possibilidade de mudança da escola, mas quem concretiza essa mudança é o professor, figura chave no processo educativo. “Muitas mediações se interpenetram nesse fazer pedagógico e social. E, sem dúvida, o professor se impõe como agente privilegiado”. (Cury, 1983:1).

 

Equipe:

            Gissely Vieira Souza Delmond

            Marilza Vanessa Rosa Suanno

            Maria Aparecida Alves da Silva

            Adriana Soares Lima

            Suelayne Lima da Paz

            Solange M. Oliveira Magalhães

            Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza


3-Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA EM GOIÁS: ELEMENTOS CONSTITUINTES E CONCEPÇÕES

Coordenador: Ivone Garcia Barbosa

 

Inicio: 2002

 

Situação: em andamento

 

Financiador:CAPES

 

Descrição: O presente projeto pretende compreender e analisar a educação da infância no Estado de Goiás, abran gendo sua história, a constituição de políticas públicas, as concepções que a permeiam, bem como, os processos e práticas educativas em diferentes contextos. Para tanto, propõe-se resgatar e articular seus diversos elementos constitudores, a partir do século XIX.

O projeto está sendo desenvolvido nas dependências da Faculdade de Educação, contando, portanto, com recursos do MEC/UFG, tais como, gastos com energia, água, sala e equipamentos.

 

Equipe:

            Renato B. de Almeida

            Rayana R. de Almeida

            Camila C. dos Santos Silva

            Alceu Zóia

            Leila Conceição F. Boldrin

            Nancy Nonato de Lima Alves

            Ivone Garcia Barbosa


4-Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES, SUPERVISORES E TUTORES DO PROINFANTIL

Coordenador: Ivone Garcia Barbosa

Inicio: 2007
 
Situação:
em andamento
 
Financiador:
MEC

Descrição: O projeto contempla curso de formação presencial das equipes das agencias formadoras e de tutores do PROINFANTIL  nos estados de Goiás e Maranhão, estando previstas atividades de acompanhamento e avaliação do programa nos dois estados. Os cursos acontecem em módulos abordando temáticas da educação infantil, nos seus fundamentos e, ainda, a organização do trabalho pedagogico em creches e pré escolas. A proposta metodologica fundamenta-se numa perspectiva socio-histórica de formação orientada na construção do conhecimento como processo individual e coletivo de se realiza a partir da inserção dos docentes na cultura ampla e profissional, bem com na inter-ação com seus pares.

Equipe:

           
Fernando F. dos Santos e Reis
            Priscila  D. dos Anjos
            Lorena Souza Carvalho
            Letícia Borges da Costa
            Simei  Araújo Silva
            Marcos Antonio Soares
            Sônia Santana Costa
            Renato B. Almeida
            Kátia Augusta C. P. Cordeiro Silva
            Dulce B. Almeida
            Ivone Garcia Barbosa
            Nancy N. Lima Alves    


 4-Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES, SUPERVISORES E TUTORES DO PROINFANTIL

Coordenador: Ivone Garcia Barbosa

Inicio: 2007

 

Situação: em andamento

 

Financiador: MEC

Descrição: O projeto contempla curso de formação presencial das equipes das agencias formadoras e de tutores do PROINFANTIL  nos estados de Goiás e Maranhão, estando previstas atividades de acompanhamento e avaliação do programa nos dois estados. Os cursos acontecem em módulos abordando temáticas da educação infantil, nos seus fundamentos e, ainda, a organização do trabalho pedagogico em creches e pré escolas. A proposta metodologica fundamenta-se numa perspectiva socio-histórica de formação orientada na construção do conhecimento como processo individual e coletivo de se realiza a partir da inserção dos docentes na cultura ampla e profissional, bem com na inter-ação com seus pares.

Equipe:

            Fernando F. dos Santos e Reis

            Priscila  D. dos Anjos

            Lorena Souza Carvalho

            Letícia Borges da Costa

            Simei  Araújo Silva

            Marcos Antonio Soares

            Sônia Santana Costa

            Renato B. Almeida

            Kátia Augusta C. P. Cordeiro Silva

            Dulce B. Almeida

            Ivone Garcia Barbosa

            Nancy N. Lima Alves


5-Título: O OBJETO PESQUISA QUALITATIVA PRESENTE NA PRODUÇÃO ACADEMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Coordenador:
Maria Herminia  M.S. Domingues
 
Inicio:
2007
 
Situação:
em andamento
 
Financiador:
CNPq

Descrição: Análise das Teses e Dissertações sobre a  Formação de  Professore objetivando identificar a presença da Pesquisa Qualitativa e suas características, tais como: tipo de Pesquisa, autores refenciados e tipos e análises.

Equipe:

           
Maria Herminia  M.S. Domingues
            Hellen Cristina de Oliveira Cabral
            Caroline Silva Araújo
            Sandra Rocha do Nascimento