Projetos de Pesquisa I
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
1- Titulo: A EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO CONTEXTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO E ANÁLISE INTERINSTITUCIONAL
Coordenador: Dulce Barros de Almeida
Inicio: 2006
Situação: em andamento
Financiador: CAPES
Equipe:
Dulce Barros de Almeida
Andreza Aparecida Polia
Aparecida Maira de Mendonça Rezende
Max Antonio Borges
Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
2- Titulo: A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROFESSOR E O DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR E A EDUCAÇÃO PARA A PAZ: UM ESTUDO INTERINSTITUCIONAL DAS PERCEPÇÕES E PROPOSTAS PRODUZIDAS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE
Coordenador: Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
Inicio: 2006
Situação: em andamento
Financiador: CNPq.
Gissely Vieira Souza Delmond
Marilza Vanessa Rosa Suanno
Maria Aparecida Alves da Silva
Adriana Soares Lima
Suelayne Lima da Paz
Solange M. Oliveira Magalhães
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza
3-Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA EM GOIÁS: ELEMENTOS CONSTITUINTES E CONCEPÇÕES
Inicio: 2002
Situação: em andamento
Financiador:CAPES
Descrição: O presente projeto pretende compreender e analisar a educação da infância no Estado de Goiás, abran gendo sua história, a constituição de políticas públicas, as concepções que a permeiam, bem como, os processos e práticas educativas em diferentes contextos. Para tanto, propõe-se resgatar e articular seus diversos elementos constitudores, a partir do século XIX.
Equipe:
Renato B. de Almeida
Rayana R. de Almeida
Camila C. dos Santos Silva
Alceu Zóia
Leila Conceição F. Boldrin
Nancy Nonato de Lima Alves
Ivone Garcia Barbosa
4-Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES, SUPERVISORES E TUTORES DO PROINFANTIL
Coordenador: Ivone Garcia Barbosa
Inicio: 2007
Situação: em andamento
Financiador: MEC
Descrição: O projeto contempla curso de formação presencial das equipes das agencias formadoras e de tutores do PROINFANTIL nos estados de Goiás e Maranhão, estando previstas atividades de acompanhamento e avaliação do programa nos dois estados. Os cursos acontecem em módulos abordando temáticas da educação infantil, nos seus fundamentos e, ainda, a organização do trabalho pedagogico em creches e pré escolas. A proposta metodologica fundamenta-se numa perspectiva socio-histórica de formação orientada na construção do conhecimento como processo individual e coletivo de se realiza a partir da inserção dos docentes na cultura ampla e profissional, bem com na inter-ação com seus pares.
Equipe:
Fernando F. dos Santos e Reis
Priscila D. dos Anjos
Lorena Souza Carvalho
Letícia Borges da Costa
Simei Araújo Silva
Marcos Antonio Soares
Sônia Santana Costa
Renato B. Almeida
Kátia Augusta C. P. Cordeiro Silva
Dulce B. Almeida
Ivone Garcia Barbosa
Nancy N. Lima Alves
4-Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES, SUPERVISORES E TUTORES DO PROINFANTIL
Inicio: 2007
Situação: em andamento
Financiador: MEC
Descrição: O projeto contempla curso de formação presencial das equipes das agencias formadoras e de tutores do PROINFANTIL nos estados de Goiás e Maranhão, estando previstas atividades de acompanhamento e avaliação do programa nos dois estados. Os cursos acontecem em módulos abordando temáticas da educação infantil, nos seus fundamentos e, ainda, a organização do trabalho pedagogico em creches e pré escolas. A proposta metodologica fundamenta-se numa perspectiva socio-histórica de formação orientada na construção do conhecimento como processo individual e coletivo de se realiza a partir da inserção dos docentes na cultura ampla e profissional, bem com na inter-ação com seus pares.
Fernando F. dos Santos e Reis
Priscila D. dos Anjos
Lorena Souza Carvalho
Letícia Borges da Costa
Simei Araújo Silva
Marcos Antonio Soares
Sônia Santana Costa
Renato B. Almeida
Kátia Augusta C. P. Cordeiro Silva
Dulce B. Almeida
Ivone Garcia Barbosa
Nancy N. Lima Alves
5-Título: O OBJETO PESQUISA QUALITATIVA PRESENTE NA PRODUÇÃO ACADEMICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenador: Maria Herminia M.S. Domingues
Inicio: 2007
Situação: em andamento
Financiador: CNPq
Equipe:
Maria Herminia M.S. Domingues
Hellen Cristina de Oliveira Cabral
Caroline Silva Araújo
Sandra Rocha do Nascimento