Linhas de Pesquisa 2022

Linhas de Pesquisa

 

LINHA DE PESQUISA I - Trabalho, Educação  e Movimentos Sociais

A linha de pesquisa Trabalho, Educação e Movimentos Sociais congrega pesquisadores que se interessam pelo estudo das complexas mediações que o trabalho, como denominador comum das sociedades humanas, estabelece com os movimentos sociais e com a educação, em sentido amplo. Com essa premissa, os estudos e pesquisas realizados na linha compreendem um amplo e diverso conjunto de temas, tais como a educação escolar e suas mediações com o mundo do trabalho, a educação de jovens e adultos, os saberes dos trabalhadores, as políticas educacionais e suas interfaces com distintos projetos de formação do trabalhador, os processos educativos no seio de instituições e na própria prática social (sindicatos, trabalho associado, movimentos de trabalhadores rurais e urbanos, movimento ambientalista, desenvolvimento sustentável e educação etc.).

1,1

1,2

 

LINHA DE PESQUISA II - Estado, Políticas e História da Educação

Analisa o Estado, as transformações decorrentes de suas ações na formulação e materialização de políticas sociais, particularmente das políticas educacionais. Analisa também, no campo da história da educação, a trajetória das instituições educativas, a memória e as representações sociais ligadas a essas instituições. Destacam-se nestas análises, seus elementos constitutivos, desdobramentos em sua formulação e os processos delas decorrentes.

2,1

2,2 2,3                                                               

 

LINHA DE PESQUISA III - Cultura e Processos Educacionais

Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura. Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia, biologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura. São eixos que orientam as pesquisas no presente momento: as aproximações entre educação, subjetividade e cultura e a vinculação entre universidade, pensamento e cultura.      

3,13,2

 

LINHA DE PESQUISA IV - Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo

A linha investiga a formação, a profissionalização, o trabalho docente e as práticas educativas nos diversos níveis, etapas e modalidades de ensino e em contextos não escolares. Contempla também  a infância e sua educação em diferentes contextos socioculturais, bem como as diferentes bases e concepções epistemológicas das políticas de formação inicial e continuada de professores e suas relações com o trabalho educativo.

4,14,2

                                                            

 

LINHA DE PESQUISA V - Fundamentos dos Processos Educativos

Fundamentos teóricos e epistemológicos do campo da educação. Filosofia, Psicologia e a compreensão da sociedade, da cultura e da educação. Crítica da produção teórica no campo da educação, seus fundamentos e implicações nas ações educacionais. Interrogação do sentido da existência humana, da vida coletiva, das instituições, dos processos educativos e mediações psicossociais de constituição de subjetividade e de  individuação, bem como da escola básica  e da universidade. 

5.1