Linha de Pesq. 1

IV
V
Educação, Trabalho e Movimentos Sociais Estado, Políticas e História da Educação  Cultura e Processos Educacionais Formação, Profissionalização Docente, Práticas Educativas Fundamentos dos Processos Educativos

Educação, Trabalho e Movimentos Sociais

A linha de pesquisa procura extrair de processos sociais suas potencialidades em termos de produção do conhecimento, particularmente em duas dimensões: a relação entre educação escolar, mundo do trabalho e movimentos sociais; e a dimensão educativa das ações coletivas e do trabalho como elementos constitutivos da sociabilidade e da cultura. A dimensão que relaciona mundo do trabalho e movimentos sociais à educação escolar em todos os seus níveis e modalidades busca revelar as rupturas e continuidades presentes nos diversos processos formativos, ao mesmo tempo em que estabelece uma relação de aproximação e tensão entre o espaço da escola e o espaço das ações coletivas institucionalizadas ou não – movimentos sociais, sindicatos, organizações da sociedade civil de interesse público e organizações não governamentais entre outros. A segunda dimensão indaga os elementos da cultura política implicados nas ações coletivas em sua relação com os processos contraditórios de construção da res publica.

Docentes:

Jadir de Morais Pessoa
jadirpessoa@hotmail.com
Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, professor titular da Faculdade de Educação.

José Paulo Pietrafesa
jppietrafesa@gmail.com
Doutor em Educação pela UNICAMP, professor adjunto da Faculdade de Educação.

Maria Emilia de Castro Rodrigues

Email: me.castro@terra.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, professora adjunta da Faculdade de Educação.

Maria Margarida Machado
mmm2404@gmail.com

Doutora em Educação pela PUC-SP, professora adjunta da Faculdade de Educação.

Wanderson Ferreira Alves
wandersonfalves@yahoo.com.br
Doutor em Educação pela USP, professor adjunto da Faculdade de Educação.