Linha de Pesq. 3

IV
V
Educação, Trabalho e Movimentos Sociais Estado, Políticas e História da Educação  Cultura e Processos Educacionais Formação, Profissionalização Docente, Práticas Educativas Fundamentos dos Processos Educativos

Cultura e Processos Educacionais

Esta linha de pesquisa discute a educação na perspectiva de suas estreitas relações com a cultura. Trata os processos educacionais a partir de seus fundamentos teóricos e metodológicos e, ainda, de suas implicações na prática pedagógica, sempre orientando-se pela concepção de que esses processos constituem-se no âmbito da sociedade e da cultura.

Partindo da contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia, biologia - é dedicado especial interesse à compreensão dos processos de constituição, organização e transmissão de conhecimentos e saberes, quer sejam eles mediados pelo processo de escolarização formal ou por outras diversas manifestações da cultura.

São eixos que orientam as pesquisas no presente momento: as aproximações entre educação, subjetividade e cultura e a vinculação entre universidade, pensamento e cultura.

Docentes:

Régis Henrique dos Reis Silva
 regishsilva@bol.com.br
Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp, professor adjunto da UNICAMP.

Rita Márcia Magalhães Furtado
 rmmfurtado@uol.com.br
Doutora em Educação pela Unicamp, professora adjunta da Faculdade de Educação/UFG.

Silvia Rosa da Silva Zanolla
silviazanolla@hotmail.com
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, professora associada da Faculdade de Educação/UFG.

Tadeu Ribeiro Baptista

Email: tadeujrbaptista@yahoo.com.br

Doutor em Educação pela UFG, professor adjunto da Faculdade de Educação Física/UFG.